Biofaces é um projeto de ciência cidadã no formato de plataforma de biodiversidade criado por Leonardo. O projeto Biofaces começou em 2013 como projeto beta e em 2014 entrou definitivamente no ar como um projeto de ciência cidadã ativo.
Interface da Plataforma Biofaces
Apesar de ser uma plataforma brasileira, mas ela possui um padrão internacional em que qualquer pessoa de qualquer país do mundo pode contribuir com registro de qualquer espécie no mundo.
Bate papo com Leonardo
(criador da Biofaces)
Além do Brasil, outros países como: Alemanha, Japão, Portugal, Austrália e África já possui usuários e registros na plataforma Biofaces. Em novembro de 2024 quando tivemos um papo com Leonardo no nosso canal de ciência cidadã, o Biofaces tinha 7 mil voluntários (cidadãos cientistas) e 20 mil espécies registradas em sua plataforma.
Podemos dizer sem errar e sem sombra de dúvida que a Biofaces é a maior plataforma de ciência cidadã da América Latina no formato de plataforma de ciência cidadã, devido aos números e também ao seu formato acessível a qualquer pessoa (seja leigo ou cientista), ou seja, a plataforma foi criada do jeito que os princípios da ciência cidadã determina (acessível para sociedade leiga) com ferramentas de taxonomia integradas para profiissionais experts em biodiversidade.
Estatísticas do Biofaces
(novembro de 2024)
Vídeo completo do bate papo
Nenhum comentário:
Postar um comentário