CREDO (Detector)

CREDO - Cosmic-Ray Extremely Distributed Observatory Distribuído ou Observatório de Raios Cósmicos Extremamente Distribuídos (em português tupiniquim) é um aplicativo de projeto de ciência cidadã para pesquisa de raios cósmicos, o nosso smartphone possui uma tecnologia em sua câmera chamada de CCD que é sensível à detecção de luz e esta tecnologia é tão sensível que é capaz de detectar luz até mesmo no escuro.

Interface do Site


Então os cientistas aproveitaram essa tecnologia para criar este aplicativo, o CCD é tão sensível que o smartphone precisa estar no escuro e com a lente da câmera virada para baixo (tapada), para não haver interferência de luz externa. O CCD detecta o pixel de luz provocada pela partícula cósmica ao atravessar o sensor de CCD, a detecção das partículas cósmicas é então registrada e enviada ao banco de dados no site do CREDO, além de ajudar detectar essas partículas você também pode contribuir analisando as imagens que já foram enviados por outros voluntários (cidadãos cientistas).

Logo

O projeto CREDO tem apoio de diversas instituições como: Instituto de Física Nuclear PAN (fundador), Universidade de Tecnologia Cracóvia (coordenador de desenvolvimento), Fundo Internacional de Visegrad (co-financiamento) e governos da Hungria, Polônia, Eslováquia, além de outros países. 

Aplicativo

95% do universo é composto por matéria escura e energia escura (sendo 68% de energia escura e 27% de matéria escura), esse total de 95% é invisível para nós, os outros 5% é matéria comum (concreta) que conhecemos como os seres vivos, as plantas, os planetas, estrelas e galáxias. Milhares de partículas cósmicas como os neutrinos atravessam nosso corpo diariamente, mas não sentimos seu efeito, pois esta partícula não perturba a matéria comum, não nos causa transtornos. Para entender o universo é necessário detectar estas partículas e para isto seria necessário criiar um detector do tamanho do planeta para identificar onde (em que parte da terra) as partículas caem com mais frequência, mas isto é impossível de se construir um detector do tamanho da terra, então o projeto CREDO veio no intuito de espalhar milhares de minis detectores ao redor do planeta, através do smartphones de milhares de usuários (cidadãos cientistas).


Criando uma Conta de Usuário

Acesse este link https://api.credo.science/web/  para você criar sua conta de usuário no CREDO, nesta tela é onde também você visualiza suas estatísticas, mas tem um detalhe importante: uma vez criada sua conta não é possível logar, pois sua conta fica criada, porém estática, não sendo possível logar. Os desenvolvedores do projeto me garantiram que no futuro oferecerá uma opção para logar, mas desde já aviso para você não ficar procurando á área de login.


Preenchendo os Dados

Nesta tela você insere seus dados como: e-mail, nome de usuário, nome de tela (seu nome público), escolhe um nome para sua equipe, insere uma senha, confirma a senha e aceita os termos (clicando no pontinho).


Baixando CREDO no Google Play

Entre na loja do Google Play e baixe gratuitamente o aplicativo CREDO


 Tela de Início 
(apresentação do aplicativo)

Ao abrir o Aplicativo CREDO no seu celular, vai parecer esta tela, clique em: "GO TO  EXPERIMENT"


Nesta página que abrir clique nos 3 pontinhos do lado direito superior de tela, abrirá uma página seguinte.


Nesta página que se abriu, clique na opção “Registrar”, para criar uma conta ou logar (para usuário já cadastrado).


Entrando na área de login

A seguir como na ilustração você escolhe LOGIN, caso já seja cadastrado pelo site na web, ou escolha REGISTER se ainda não cadastrou.



Acessando (Logando)

Se escolheu a opção login (usuários cadastrado) é só inserir seu E-mail e senha como na ilustração da imagem a seguir e conectar.


Cadastrando Conta

Caso se você ainda não seja cadastrado e escolheu REGISTER, é só inserir seus dados como: nome, e-mail, senha (confirmar senha), nome público, e equipe. Siga o exemplo  na ilustração a seguir.



Interface do Aplicativo
(com conta de usuário já ativa)


 Tradução
(tela com conta de usuário ativa)


Tela com Detector Ativo


Estatísticas de Usuário


 Configurações 

As configurações podem ser acessadas de duas formas: pelos tracinhos do lado esquerdo superior do aparelho e pelos 3 pontinhos do lado direito superior do aparelho, veja na ilustração a seguir. 

3 Tracinhos do lado esquerdo superior 


3 Pontinhos do lado direito superior


Ajustando as Configurações 

Dicas de Configuração 

1 – O aplicativo só funciona à noite e no escuro, por causa do dispositivo CCD da sua câmera que é sensível a luz mínima. Deixa seu smartphone (celular) dormir com a câmera frontal virado para baixo, o ideal é que você tampe a câmera traseira com algum papel ou tecido escuro (preferência na cor preta), pois a luz mínima mesmo aquela emitido por led do seu notebook, som, televisão, sensores etc. Causará interferência no CCD da câmera do seu celular e o aplicativo então não detectará a partícula cósmica.


2 – Deixando a opção de Auto Run (configurações) ativado, o detector já começa detectar sempre que você abrir o aplicativo.

3 – A temperatura padrão vem pré-configurada em 60 ºC para que o dispositivo pare de operar e desligue, mas você pode configurar para 80ºC ou 90ºC, pois como o aplicativo é desenvolvido funcionar na tomada (devido à auto computação) usada no aplicativo isto pode aquecer e passar dos 60ºC e em regiões quente como nordeste pode contribuir para que seu aparelho passe dos 60º e não terá efeito na detecção uma vez nesta configuração padrão de 60ºC o aplicativo para (desativa), então o ideal é você colocar a configuração da temperatura no mínimo em 80ºC, se você mora em regiões frias como no sul do Brasil, pode até deixar 60ºC (padrão).

4- Deixe também a resolução máxima da câmera ativada, isto é importante porque quando seu celular detectar uma partícula cósmica a imagem gerado será pelo pixel de luz e a qualidade é importante na hora de fazer o tratamento da imagem pra determinar o tipo de partícula cósmica que seu aparelho detectou. 


 5 - A bateria também trabalha com uma configuração padrão pré-configurada de 60%, isto significa que quando a bateria do seu aparelho estiver em 60%, seu aplicativo CREDO vai parar de funcionar. Por tanto o aconselhável é que você coloque pelo menos em 20%, uma vez que geralmente carregamos o celular à noite quando dormimos e é de costume carregar o aparelho quando esta com a bateria quase esgotada com menos de 10%, se você deixar a configuração padrão de 60% o aplicativo vai ser iniciado somente quando a bateria tiver 60% carregada e pode ser que isto aconteça lá pra de madruga já clareando o dia, então o ideal é deixa a opção da bateria pelos menos na configuração de 20%, ou seja, o aplicativo somente será desativado se a carga da bateria cair para 20%. Mas você pode perguntar: o aplicativo foi desenvolvido para funcionar na tomada, claro, mas daqui até a bateria do celular atingir 60% de carga pode ser que a noite já tenha virado dia. 

6 – As opções que você não entender como “factor” (fatores técnicos) não se preocupe já são calibradas.

 7 – Se você quiser pode ativar também a calibração automática do aplicativo 


8 – As opções de “factor” (fatores técnicos) podem deixar sem mexer não há problemas já são calibradas. 

9 – Deixando a opção de apenas enviar dados no wifi ativado, isto evita que o aplicativo use seus créditos de dados móveis (que são caros). 


Analisando Dados 

Além de você ajudar detectar partículas cósmicas, com seu smartphone, você também pode contribuir analisando as imagens que já foram geradas pelos dispositivos de outros usuários para classificar os tipos de partículas detectadas através dos projetos:


Dark Universe Welcome 
https://www.zooniverse.org/projects/credo/dark-universe-welcome  que são projetos conjuntos do mesmo CREDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: para comentar neste blog não faça ofensas pessoais nem apologia ao crime de ódio, racismo, gênero sexual ou religioso.

INDICAÇÕES À USUÁRIO DO DIA

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

+ POSTAGENS