PLATAFORMAS E DEPARTAMENTOS

Já Existem algumas plataformas brasileiras e departamentos em universidades do Brasil com foco na ciência cidadã, do qual citarei aqui, para conhecer um pouco sobre cada uma plataforma e cada departamento, além de diversos projetos brasileiros de ciência cidadã, vamos entender o que é plataforma, departamento projeto.

PLATAFORMAS DE CIÊNCIA CIDADÃ

Plataforma são bases digitais (data center, hospedagem, nuvem) onde é possível agregar diversos projetos, ou seja plataforma é uma base, multi-projetos com vários projetos agregados, como por exemplo: BOINC, iNaturalist, Zooniverse, são exemplos de plataformas internacionais que agrega diversos outros projetos e aplicações dentro de sua base. No Brasil já existem algumas plataformas de ciência cidadã, conheça alguma como: Fast Science (UFRJ);  SIBBr (MCTI); CIVIS (IBICT).

Fast Science

SIBBr
Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira

CIVIS:
Plataforma de Ciência Cidadã

Civis é uma plataforma brasileira de ciência cidadã lançada pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), o IBICT é uma instituição cientifica subordinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A Plataforma Civis utilizou o modelo de “Hub” (modelo pré-formatado) da EU Citizen Science (Plataforma Europeia de Ciência Cidadã) que possui código fonte aberto do qual foi usado pelo IBICT para desenvolver a Civis de acordo com necessidade brasileira. Civis foi apresentada ao Brasil em 27 de abril de 2022 numa live online para o público em geral.

+ Informações:


DEPARTAMENTOS

Departamento não necessário são plataformas ou projetos, mas sim repartições ou escritórios dentro das universidades criados para grupo de pesquisas ou fomento (financiamento) de, estudos e pesquisas sobre o tema. Cito como exemplos o grupo da UFABC; USP e RBCC.

Grupo de Pesquisa em Ciência Cidadã da UFABC

CIÊNCIA CIDADÃ
(Pró-Reitoria de Pesquisa Universidade de São Paulo)

RBCC
(Rede Brasileira de Ciência Cidadã)


PROJETOS DE CIÊNCIA CIDADÃ

Os projetos são a locomotivas da ciência cidadã e no caso do Brasil cito um trabalho exclusivo do editor deste blog que é o: "Mapa Brasileiro de Ciência Cidadã (MBCC), onde registra todos os projetos e iniciativas de ciência cidadã no Brasil, além de projetos internacionais em que o Brasil é parceiro. Clique no link abaixo e conheça o mapa brasileiro de iniciativas e projetos de ciência cidadã.
                        
Mapa Brasileiro de Ciência Cidadã (MBCC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: para comentar neste blog não faça ofensas pessoais nem apologia ao crime de ódio, racismo, gênero sexual ou religioso.

INDICAÇÕES À USUÁRIO DO DIA

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

+ POSTAGENS