Em novembro de 2024 solicitei de representantes locais do município de Dário Meira-BA (ao qual resido), uma ajuda de custo financeiro de R$ 2.000,00 aos políticos representados na esfera estadual e federal para custar 2 passagens aéreas (ida e volta) de Vitória da Conquista-BA à Brasília-DF) para receber uma medalha de premiação pelo projeto de ciência cidadã: "Caça Asteroides MCTI, um acordo de parceria entre o governo brasileiro (MCTI - Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação) e o governo americano (NASA - Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço). O pedido foi feito aos representantes de 5 políticos na esfera estadual e federal (sendo 2 deputados estaduais, 2 federais e 1 senador da república.
Dias depois recebi duas ligação dos representantes deste políticos que o custeio da viagem à Brasília não seria deferido (atendido) devido aos custos que os mesmo tiverem de gastar na campanha eleitoral e por este motivo não teria recursos para dar este suporte. Como fiz apenas uma solicitação de apoio e a lei não obriga, tive de relevar. Mas o objetivo real não era somente ir à Brasília buscar a medalha do IASC/NASA e sim e trazer este projeto da NASA que é o IASC (Campanha Internacional de Busca de Asteroides) para o Dário Meira-BA (município de minha residência) e integrá-lo a educação do município para crianças e adolescentes, mas esta parte não conseguimos lograr êxito.
Como não tive apoio local, acabou não tendo como eu trazer este projeto, mas continuei com meu projeto e membros que representa minha equipe nos projetos de ciência cidadã e seguimos nas campanhas do IASC com pessoa de outras cidades e outros estados. Em março de 2025 inscrevemos a meu projeto de ciência cidadã no evento internacional: “Citizen Science Month” Em português “Mês da Ciência Cidadã” (SciStarter), ao qual foi aprovado. O “Mês da Ciência Cidadã” (SciStarter) é um evento considerado a maior feira mundial de ciência cidadã. Em Março de 2025 veio o reconhecimento do nosso projeto através do INCC – Instituto Nacional de Ciência, que é veiculado ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que é subordinado ao (MCTI - Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação).
Post do INCC no Instagram
Isso mostra a importância deste projeto: CIÊNCIA CIDADÃ: Democratização da Ciência e uma Alternativa aos Cientistas, vem fazendo um trabalho sério de ciência cidadã sem nenhum financiamento (nem público nem privada), apenas com voluntários de forma independente.
Post do INCC no Instagram
Nenhum comentário:
Postar um comentário