04 julho, 2022

CIDADÃO CIENTISTA JERBIALDO ESTÁ ENTRE AS PRIMEIRAS PESSOAS QUE DETECTOU ASTERÓIDE (PROVISÓRIO) PELO IASC

O cidadão cientista Jerbialdo, está entre as primeiras 24 pessoas que detectou asteroides (provisórios) pelo IASC - IASC - International Asteroid Search Campaign (Campanha Internacional de Busca de Asteroides). IASC é um projeto de ciência cidadã criado em 2006 pela NASA (Agência Espacial Norte Americana) para detecção de asteroides. 

Todo ano, participam milhares de equipes, cerca 89 países já participaram do IASC e ao todo 45 mil cidadãos cientistas de todo o mundo já participaram do IASC, onde os cidadãos cientistas usam o software “Astrometrica” para detectar os asteroides e enviar os relatórios para o IASC.

Desde o início de 2006, os participantes fizeram mais de 1.900 descobertas de asteroides e 76 foram numerados e colocados no catálogo oficial de corpos menores do mundo mantido pela União Astronômica Internacional (IAU). Nas medições deste ano de 2022 já constam 9549 detecções (preliminares) de asteroides e 48 (provisórios). Estes asteroides provisórios, recebem uma numeração e depois de 2, 3 anos são autenticados pela  União Astronômica Internacional (IAU), caso se confirme o asteroide, o cidadão cientista que detectou, terá a oportunidade de nomeá-lo com o nome que quiser.

Na atualização dessa campanha de junho/julho de 2022, foi publicada as primeiras 24 entrada de detecções (preliminares) do qual constam 1 detecção: P21uQu3 (JSC0007) do cidadão cientista Jerbialdo, membro da equipe "Sky Point" composto por 5 membros (Anally Raminelli, Guilherme Martins Rueda, Igor Henrique de Sousa Palmar, Jerbialdo Silva Campos, Kevin Artale Agudo) onde apenas Jerbialdo detectou um asteroide (preliminar) até o momento.

P21uQu3/JSC0007
(J. Campos)


Membros da Equipe: Sky Point que já enviaram relatórios


Atualmente o Brasil é o país com maior Nº de equipes no IASC, só pra você ter uma ideia, nessa campanha de junho/julho contam com 338 equipes do Brasil passando até mesmo os EUA com apenas 15 equipes (que são donos do projeto), é tanto equipe do Brasil que o país ganhou uma campanha própria denominada: “MCTI 2022 Asteroid Search Campaign” coordenado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI).

International Asteroid Search Campaign 
(Campanha em que o cidadão cientista "Jerbialdo" participa)


O projeto IASC lança sua campanha a cada ano, este ano de 2022 já ocorreram 2 campanhas (uma em fevereiro e a outra agora em junho/julho) com possibilidade até ocorrer uma terceira campanha entre novembro/dezembro de 2022.

Sky Point
(equipe em que o cidadão cientista "Jerbialdo" é membro)


Nº total de Países: 43
(campanha: edição junho/julho 2022)

Nº total de Equipes: 779 
(edição junho/julho 2022)

TOP 5 Países
(campanha junho/julho 2022)

Brasil = 338 equipes

*Índia = 298 equipes
*(sendo uma em conjunto com o Irã)

*Irã = 72 equipes
*(sendo uma em conjunto com a Índia)

EUA = 15 equipes

Siri Lanka = 7 equipes

SOBRE  O AUTOR


Visualizar perfil completo

Campanha
Acesse nossa campanha no Catarse e contribua com este projeto


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: para comentar neste blog não faça ofensas pessoais nem apologia ao crime de ódio, racismo, gênero sexual ou religioso.

INDICAÇÕES À USUÁRIO DO DIA

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

+ POSTAGENS