04 junho, 2020

OPENPANDEMICS: VOLUNTÁRIOS JÁ DOARAM 6000 ANOS DE COMPUTAÇÃO PARA O COVID-19

OpenPandemics-COVID-19 é mais novo projeto científico de ciência cidadã de autoria do ForliLab (Scripps Resear Institute) o projeto é hospedado na plataforma World Community Grid (WCG). OpenPandemics-COVID-19 é um projeto para fazer pesquisa de simulação computacional de proteínas de fármacos com o SARS-CoV2 candidatos à possíveis vacinas contra o COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) e que gerou uma pandemia no mundo. 

5972 Anos de Computação Doados por Voluntários


Este projeto lançado em Maio de 2020 já doou processamento computacional equivalente há 6000 anos, ou seja se um único computador fosse usado pra fazer toda essa simulação computacional, levaria cerca de 6000 anos, mas você pergunta como que um computador comum faria isto em apenas um espaço de 1 mês após lançamento? Simples a base do WCG possui 700 mil voluntários cadastrados e 6 milhões hots de de dispositivos, deste total de voluntários cerca de 5% são voluntários ativos, ou seja,  somando apenas dados conservadores temos em média cerca de 30 mil voluntários doando processamento 24 horas por dia, 7 dias por semana e muitos voluntários costuma usar mais de um dispositivo, nestes projetos.

Interface da página do OpenPandemics - COVID-19


World Community Grid (WCG) é uma plataforma de computação distribuída voluntária, gerida por uma filantropia da IBM. Para quem já conhece o WCG ou o BOINC (Berkeley Open Infrastucture For Network Computing) já sabe o que estou falando e para quem não sabe, vou dar uma explicada de forma resumida. Tanto o WCG quanto o BOINC, são plataformas de computação distribuída voluntária, onde hospeda aplicações de projetos científicos para simulação computacional e os softwares dessas plataformas instalados nos computadores ou smartphones dos usuários doam processamento computacional para estes projetos enquanto seu computador está em protetor de tela ou até mesmo durante seu trabalho (dependendo da forma que você configurar) se quer doar somente quando PC estiver parado ou durante seu trabalho na frente da tela. Bom já dei uma resumida, o WCG é um genérico do BOINC, isto mesmo o WCG nada mais é do que o mesmo código fonte raiz do BOINC, levemente modificado pra atender o critérios da gestora filantrópica da IBM, voltados mais para projetos científicos ambientais, saúde e energia limpa.

Aplicação do OpenPandemics-COVID-19 rodando no Notebook



OpenPandemics - COVID-19 é um projeto de autoria do ForliLab (Scripps Resear Institute) um instituto americano de pesquisas com campus na Califórnia e na Florida. Para quem já conhece o WCG e BOINC já sabe usar e instalar, e para quem é usuário novo, você pode baixar tanto software do WCG quanto o BOINC que roda a mesma mesma aplicação do OpenPandemics - COVID-19. No caso de baixar o WCG no próprio site é necessário criar uma conta pra baixar o download, depois depois da conta criada siga o exemplo da ilustração da imagem abaixo de como fazer o download do programa.

Clique neste link: para criar uma conta de usuário


Criando Conta e Baixando Download
(selecione o sistema operacional do seu computador e baixe o download)



Selecionando Aplicações do WCG

Depois de você ter criado a conta e esta logado, clique em: My Contribution - My projects e selecione a aplicação: OpenPandemics-COVID-19, se preferir pode marcar outros projetos ou todos projetos também fica critério se você quer doar processamento computacional somente pro OpenPandemics-COVID-19 ou se quer doar pra todos ou alguns selecionados, não esqueça de clicar em salvar lá em embaixo no rodapé da página.


Para instalar pelo BOINC siga este tutorial 

Fonte:

WCG - World Community Grid (OpenPandemics - COVID-19)
https://www.worldcommunitygrid.org/research/opn1/overview.do

Scripps Research Institute: https://www.scripps.edu/

ForliLab: https://forlilab.org/members/


SOBRE  O AUTOR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: para comentar neste blog não faça ofensas pessoais nem apologia ao crime de ódio, racismo, gênero sexual ou religioso.

INDICAÇÕES À USUÁRIO DO DIA

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

+ POSTAGENS