16 dezembro, 2018

ATROPELÔMETRO: O CONTADOR DE ATROPELAMENTOS DE ANIMAIS

Atropelômetro é um contador digital online criado para contabilizar as mortes de atropelamentos de animais no Brasil, o contador de atropelamentos usa números coletados pelo Sistema Urubu que é um aplicativo de ciência cidadã criado para coletar dados de atropelamento de animais que são enviados para o sistema do site onde são contabilizados e os dados obtidos resulta no atropelômetro (contador de atropelamento de animais). Tanto faz se o animal continuou vivo ou se morreu, contando que seja vítima de atropelamentos, você pode contribuir baixando o aplicativo "Sistema Urubu" e quando encontrar um animal, mesmo que esteja morto, abra o aplicativo, fotografe e envie a foto para o banco de dados do sistema. Clique aqui para baixar o aplicativo no Google Play.


Atropelômetro no site do Sistema Urubu 
http://cbee.ufla.br/portal/atropelometro



Veja dados animados do atropelômetro em tempo real

Atropelamento de Animais de Grande Porte

 

Atropelamento de Animais de Médio Porte


  Atropelamento de Animais de Pequeno Porte 



Atropelamento de Animais de Todos os Portes
 (Total)

  

Tanto o atropelômetro quanto o aplicativo 
Sistema Urubu foram criados e são coordenados pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) e Universidade Federal de Lavras (UFLA).


Cerca de  475 milhões de animais morrem por ano atropelados no Brasil, (são 15 mortes por segundo) desse total, cerca 430 milhões são animais de pequeno porte, 40 milhões de animais de médio porte (gambás, lebres, macacos etc.) e 5 milhões são de animais de grande porte (onça-parda, lobos-guarás, onças-pintadas, antas, capivaras etc.). 


Atropelamentos de Animais
(segundo/dia/ano)



Porte dos Animais
(Vertebrados)


Mortes por Regiões do Brasil


De acordo com dados do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos),  de todas as colisões que ocorrem com animais nos aeroportos do Brasil, 54% são com aves sendo o quero-quero (Vanellus chilensis) responsável por (13%) e o urubu (9%). Ainda de acordo o CENIPA, em 2012 houve registro de 1540 ocorrências de colisões entre aves e aeronaves. Os maiores índices de mortes são os atropelamentos nas rodovias, a Mata Atlântica é o bioma mais afetado, pois neste habitat existe muitas rodovias nas proximidades, expansão mobiliária, além de trajetos entre centros urbanos cortados pela Mata Atlântica.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: para comentar neste blog não faça ofensas pessoais nem apologia ao crime de ódio, racismo, gênero sexual ou religioso.

INDICAÇÕES À USUÁRIO DO DIA

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

+ POSTAGENS