SPLUS: Science Hunters é um projeto brasileiro que nos permite caçar galáxias, estrelas peculiares, asteroides e muito mais. S-PLUS é uma colaboração internacional fundada pela Universidade de São Paulo (USP), Observatório Nacional (ON), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além do apoio da (FAPESP) e parceiros internacionais como: Centro de Estudios de Fisica del Cosmos de Aragon – CEFCA (Espanha), Universidade de La Serena (Chile).
S-PLUS é uma sigla que significa: Southern Photometric Local Universe Survey (Pesquisa do Universo Local Fotométrico do Sul). É um projeto liderado e coordenado pelo Brasil que utiliza um telescópio robótico localizado no observatório Cerro Tololo, no Chile, para mapear quase metade da esfera celeste visível do hemisfério sul. O objetivo principal do projeto é identificar corpos celestes intrigantes em imagens previamente não divulgadas.
O S-PLUS utiliza um telescópio robótico com um espelho de 80 cm de diâmetro e doze filtros fotométricos que cobrem uma ampla gama de comprimentos de onda, desde ultravioleta até vermelho. S-PLUS estuda os objetos espaciais no céu utilizando pesquisa de fotometria em que os objetos são estudados usando o conceito de espectro de luz e filtros para cada espectro de luz (do ultravioleta ao vermelho).
Disponível na plataforma Zooniverse, em formato de projeto de ciência cidadã, onde voluntários de todo o mundo podem contribuir.Vídeo Tutorial