03 dezembro, 2019

CREDO: APLICATIVO DE DETECÇÃO DE RAIOS CÓSMICOS GANHA PÁGINA EM PORTUGUÊS

O aplicativo CREDO detector de raios cósmicos ganhar página em português, agora o voluntário (cidadão cientista) que não colabora por falta uma página me português com dicas e tutorias neste idioma. Agora no Brasil, todo voluntário (cidadão cientista) poderá se beneficiar desta página.
  
CREDO - Cosmic-Ray Extremely Distributed Observatory Distribuído ou Observatório de Raios Cósmicos Extremamente Distribuídos (em português tupiniquim) é um aplicativo de projeto de ciência cidadã para pesquisa de raios cósmicos, o nosso smartphone possui uma tecnologia em sua câmera chamada de CCD que é sensível à detecção de luz e esta tecnologia é tão sensível que é capaz de detectar luz até mesmo no escuro.

Interface do Site


Então os cientistas aproveitaram essa tecnologia para criar este aplicativo, o CCD é tão sensível que o smartphone precisa estar no escuro e com a lente da câmera virada para baixo (tapada), para não haver interferência de luz externa. O CCD detecta o pixel de luz provocada pela partícula cósmica ao atravessar o sensor de CCD, a detecção das partículas cósmicas é então registrada e enviada ao banco de dados no site do CREDO, além de ajudar detectar essas partículas você também pode contribuir analisando as imagens que já foram enviados por outros voluntários (cidadãos cientistas).

Logo

O projeto CREDO tem apoio de diversas instituições como: Instituto de Física Nuclear PAN (fundador), Universidade de Tecnologia Cracóvia (coordenador de desenvolvimento), Fundo Internacional de Visegrad (co-financiamento) e governos da Hungria, Polônia, Eslováquia, além de outros países. 

Aplicativo

95% do universo é composto por matéria escura e energia escura (sendo 68% de energia escura e 27% de matéria escura), esse total de 95% é invisível para nós, os outros 5% é matéria comum (concreta) que conhecemos como os seres vivos, as plantas, os planetas, estrelas e galáxias. Milhares de partículas cósmicas como os neutrinos atravessam nosso corpo diariamente, mas não sentimos seu efeito, pois esta partícula não perturba a matéria comum, não nos causa transtornos. Para entender o universo é necessário detectar estas partículas e para isto seria necessário criar um detector do tamanho do planeta para identificar onde (em que parte da terra) as partículas caem com mais frequência, mas isto é impossível de se construir um detector do tamanho da terra, então o projeto CREDO veio no intuito de espalhar milhares de minis detectores ao redor do planeta, através dos smartphones de milhares de usuários (cidadãos cientistas) ao redor do mundo.


Criando uma Conta de Usuário

Acesse este link https://api.credo.science/web/  para você criar sua conta de usuário no CREDO, nesta tela é onde também você visualiza suas estatísticas, mas tem um detalhe importante: uma vez criada sua conta não é possível logar, pois sua conta fica criada, porém estática, não sendo possível logar. Os desenvolvedores do projeto me garantiram que no futuro oferecerá uma opção para logar, mas desde já aviso para você depois de criar a conta não ficar procurando à área de login.


Preenchendo os Dados

Nesta tela você insere seus dados como: e-mail, nome de usuário, nome de tela (seu nome público), escolhe um nome para sua equipe, insere uma senha, confirma a senha e aceita os termos (clicando no pontinho).


Baixando CREDO no Google Play

Entre na loja do Google Play e baixe gratuitamente o aplicativo CREDO


 Tela de Início 
(apresentação do aplicativo)

Ao abrir o Aplicativo CREDO no seu celular, vai aparecer esta tela, clique em: "GO TO  EXPERIMENT"


Na próxima página que abrir, clique nos 3 pontinhos do lado direito superior de tela, abrirá uma página seguinte.


Nesta página que se abriu, clique na opção “Registrar”, para criar uma conta ou logar (para usuário já cadastrado). Lembrando que a conta de login do site Credo na web é a mesma conta que você vai usar para logar no aplicativo.


Entrando na área de login

A seguir como na ilustração você escolhe LOGIN, caso já seja cadastrado pelo site na web, ou escolha REGISTER se ainda não cadastrou.


Acessando (Logando)

Se escolheu a opção login (usuários cadastrado) é só inserir seu E-mail e senha como na ilustração da imagem a seguir e conectar.


Cadastrando Conta

Caso se você ainda não seja cadastrado e escolheu REGISTER, é só inserir seus dados como: nome, e-mail, senha (confirmar senha), nome público, e equipe. Siga o exemplo  na ilustração a seguir.



Interface do Aplicativo

(com conta de usuário já ativa)


 Tradução
(tela com conta de usuário ativa)


Tela com Detector Ativo


Estatísticas de Usuário


 Configurações 

As configurações podem ser acessadas de duas formas: pelos tracinhos do lado esquerdo superior do aparelho e pelos 3 pontinhos do lado direito superior do aparelho, veja na ilustração a seguir. 

3 Tracinhos do lado esquerdo superior 


3 Pontinhos do lado direito superior


Ajustando as Configurações 

Dicas de Configuração 

1 – O aplicativo só funciona à noite e no escuro, por causa do dispositivo CCD da sua câmera que é sensível a luz mínima. Deixa seu smartphone (celular) dormir com a câmera frontal virado para baixo, o ideal é que você tampe a câmera traseira com algum papel ou tecido escuro (preferência na cor preta), pois a luz mínima mesmo aquela emitido por led do seu notebook, som, televisão, sensores etc. Causará interferência no CCD da câmera do seu celular e o aplicativo então não detectará a partícula cósmica.


2 – Deixando a opção de Auto Run (configurações) ativado, o detector já começa detectar sempre que você abrir o aplicativo.

3 – A temperatura padrão vem pré-configurada em 60 ºC para que o dispositivo pare de operar e desligue, mas você pode configurar para 80ºC ou 90ºC, pois como o aplicativo é desenvolvido para funcionar na tomada (devido à auto computação) usada no aplicativo isto pode aquecer e passar dos 60ºC e em regiões quente como nordeste pode contribuir para que seu aparelho passe dos 60º e não terá efeito na detecção uma vez nesta configuração padrão de 60ºC o aplicativo para (desativa), então o ideal é você colocar a configuração da temperatura no mínimo em 80ºC, se você mora em regiões frias como no sul do Brasil, pode até deixar 60ºC (padrão).

4- Deixe também a resolução máxima da câmera ativada, isto é importante porque quando seu celular detectar uma partícula cósmica a imagem gerado será pelo pixel de luz e a qualidade é importante na hora de fazer o tratamento da imagem pra determinar o tipo de partícula cósmica que seu aparelho detectou. 


5 - A bateria também trabalha com uma configuração padrão pré-configurada de 60%, isto significa que quando a bateria do seu aparelho estiver em 60%, seu aplicativo CREDO vai parar de funcionar. Por tanto o aconselhável é que você coloque pelo menos em 20%, uma vez que geralmente carregamos o celular à noite quando dormimos e é de costume carregar o aparelho quando esta com a bateria quase esgotada com menos de 10%, se você deixar a configuração padrão de 60% o aplicativo vai ser iniciado somente quando a bateria tiver 60% carregada e pode ser que isto aconteça lá pra de madruga já clareando o dia, então o ideal é deixa a opção da bateria pelos menos na configuração de 20%, ou seja, o aplicativo somente será desativado se a carga da bateria cair para 20%. Mas você pode perguntar: o aplicativo foi desenvolvido para funcionar na tomada, claro, mas daqui até a bateria do celular atingir 60% de carga pode ser que a noite já tenha virado dia. 

6 – As opções que você não entender como “factor” (fatores técnicos) não se preocupe já são calibradas.

 7 – Se você quiser pode ativar também a calibração automática do aplicativo 


8 – As opções de “factor” (fatores técnicos) podem deixar sem mexer não há problemas já são calibradas. 

9 – Deixando a opção de apenas enviar dados no wifi ativado, isto evita que o aplicativo use seus créditos de dados móveis (que são caros). 


Analisando Dados 

Além de você ajudar detectar partículas cósmicas, com seu smartphone, você também pode contribuir analisando as imagens que já foram geradas pelos dispositivos de outros usuários para classificar os tipos de partículas detectadas através dos projetos:


Dark Universe Welcome 
https://www.zooniverse.org/projects/credo/dark-universe-welcome  que são projetos conjuntos do mesmo CREDO.

06 agosto, 2019

CIDADÃO CIENTISTA BAIANO QUEBRA TODOS OS RECORDES DA FAST SCIENCE



O Cidadão Cientista baiano Jerbialdo quebrou todos os recordes da plataforma Fast Science alcançando o 1º lugar em todos os rankings (semanal, mensal e geral). Fast Science é uma plataforma brasileira de ciência cidadã desenvolvido pela cientista Maria Gilda Pimentel Esteves (coordenadora do projeto) e pesquisadora do Laboratório de Engenharia de Dados e Conhecimento do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação - PESC/COPPE/UFRJ. 

Logo da Plataforma

A plataforma usa crowdsourcing (grandes multidões) que um modelo que usa a mão de obra de grande número de pessoas para realizar trabalhos de ciência cidadã. O cidadão cientista Jerbialdo é voluntário em mais de 60 projetos de ciência cidadã no Brasil e no mundo. Confira abaixo os rankings alcançados.

Ranking Semanal
(1º lugar)



 Ranking Mensal
(1º lugar)



Ranking Geral
(1º lugar)


Equipe da Fast Science


Jano Moreira de Souza – Supervisão e Coordenação Acadêmica

Maria Gilda P. Esteves - Concepção, Criação e Coordenação

Daniel Souza Rechtman - Tecnologia / Infraestrutura 

Diego Zanon – Tecnologia / Infraestrutura 

Rafael Quintanilha – Tecnologia / Design 

Sergio Henriques M.B.B.Antunes – Tecnologia

Simone Milach - Design / Comunicação 

Colaboradores

 Eduardo Niemeyer - Tecnologia

 Rosangela Oliveira - Tecnologia

 Xiao Yuan Kong - Tecnologia


Fonte:


SOBRE  O AUTOR


27 julho, 2019

CIDADÃO CIENTISTA BAIANO TEM OBSERVAÇÕES DE DESTAQUE NO GBIF

O Cidadão Cientista baiano Jerbialdo teve suas obervações em destaque no GBIF - Global Biodiversity Information Facility (Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade) que é uma organização internacional de biodiversidade. Os registros que foram destaque no GBIF são pelo fato de haver poucas ocorrências (registros fotográficos) no mundo sobre as espécies que foram destaque. Vejam as espécies em destaque no GBIF que foram registrados pelo cidadão cientista Jerbialdo.

Adetus analis
(inseto/besouro)

Minha ocorrência (registro) no iNaturalist


 ocorrências no iNaturalist




43 ocorrências no GBIF


Meu registro em destaque no GBIF


Borboleta
(Membracis mimica)

Minha ocorrência (registro) no iNaturalist



10 Ocorrências no iNaturalist


Meu registro em destaque no GBIF





Outros registros de minha autoria que foram destaque

Bananeira
(musa paradisiaca)




Destaque no GBIF


Corrupião
(icterus jamacaii)



Destaque no GBIF


João-de-Barro
(furnarius rufus)


Destaque no GBIF






Andorinha-Pequena-de-Casa
(pygochelidon cyanoleuca)



Destaque no GBIF





Pica-Pau-Carijó
(colaptes melanchloros)





Destaque no GBIF






Sanhaço-Cinzento
(thraupis sayaca)



Destaque no GBIF






Aranha
(Plexippus paykulli)



Destaque no GBIF





Lagartixa-Doméstica-Tropical
(Hemidactylus mabouia)



Destaque no GBIF





Planta
(Costus spiralis)


Destaque no GBIF




Tomate
(Solanum lycopersicum)



Destaque no GBIF






Fonte:

iNaturalist: Espécies de Dário Meira-BA (Brasil)  https://www.inaturalist.org/projects/especies-de-dario-meira-ba-brasil


iNaturalist: Jerbialdo https://www.inaturalist.org/people/jerbialdo

iNaturalist: Research-grade Observations.Lagartixa-Doméstica-Tropical (Hemidactylus mabouia) https://www.inaturalist.org/observations/19458751

GBIF: Lagartixa-Doméstica-Tropical (Hemidactylus mabouia) https://www.gbif.org/occurrence/1986593790

iNaturalist:
Research-grade Observations. (Borboleta (Membracis mimica) https://www.inaturalist.org/observations/19505355

GBIF: Borboleta: (Membracis mimica) https://www.gbif.org/occurrence/2251826523

iNaturalist: Research-grade Observations (Costus spiralis)

https://www.inaturalist.org/observations/19502158

GBIF: Costus spiralis

https://www.gbif.org/occurrence/2235470291 

iNaturalist: Research-grade Observations: Tomate (Solanum lycopersicum )
https://www.inaturalist.org/observations/19082130

GBIF: Tomate (Solanum lycopersicum )
https://www.gbif.org/occurrence/1986516792

iNaturalist: Research-grade Observations: (Adetus analis)

https://www.inaturalist.org/observations/19078927


iNaturalist: Research-grade Observations: Bananeira ( Musa × paradisiaca)
https://www.inaturalist.org/observations/19081170

GBIF: Bananeira (Musa × paradisiaca)  https://www.gbif.org/occurrence/1978453900
iNaturalistResearch-grade Observations:Corrupião (Icterus jamacaii) https://www.inaturalist.org/observations/18619973

GBIF: Corrupião (Icterus jamacaii) 
https://www.gbif.org/occurrence/1946331393

iNaturalist Research-grade Observations: João-de-Barro (Furnarius rufus) 
https://www.inaturalist.org/observations/18835904

GBIF: João-de-Barro (Furnarius rufus) 
https://www.gbif.org/occurrence/1949987640

iNaturalist Research-grade Observations: Andorinha-Pequena-de-Casa (Pygochelidon cyanoleuca) 
https://www.inaturalist.org/observations/18836008

GBIF: Andorinha-Pequena-de-Casa (Pygochelidon cyanoleuca) 
https://www.gbif.org/occurrence/1948776976

iNaturalist: Research-grade Observations: Pica-Pau-Carijó (Colaptes melanochloros)
https://www.inaturalist.org/observations/18836472

GBIF: Pica-Pau-Carijó (Colaptes melanochloros) 
https://www.gbif.org/occurrence/1986514554

iNaturalist: Research-grade Observations: Sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca) 
https://www.inaturalist.org/observations/18836583

GBIF: Sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca) 
https://www.gbif.org/occurrence/1948777808

iNaturalist: Research-grade Observations: (Plexippus paykulli)


DOI: Occurrence dataset https://doi.org/10.15468/ab3s5x 

Wikipédia: GBIF - Global Biodiversity Information Facility (Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade) 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Global_Biodiversity_Information_Facility

INDICAÇÕES À USUÁRIO DO DIA

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

MINHA LISTA DE PROJETOS NO BOINC

TAGS/Marcadores (palavras-chave)

2016 (1) 2021 (4) 2022 (6) 2023 (3) 2024 (3) abril (6) Adademia (1) agosto (2) Alzheimer (1) Amazônia (1) Animais (2) Aplicativo (2) App (1) asteroides (2) Asteroids@Home (1) astrofísica (1) astrometrica (4) astronomia (2) athene cunicularia (1) Atropelamentos (1) Atropelômetro (1) aula (1) aves (2) Biologia (1) BOINC (5) Borboletas (1) Bragança Paulista (1) Bragança Paulista-SP (1) Brasil (3) Capacitação (1) CERN (1) Certificado (1) Cidadão Cientista (16) ciência cidadã (27) Citizen Science (24) Citizen Science Month (4) Citizen Scientists (21) Civis (1) comedouro de aves (1) Computação Distribuída (4) COPPE (1) Coronavírus (1) Coruja (1) Coruja-Buraqueira (1) COVID-19 (1) CREDO (1) CREDO (Detector) (1) Datas (2) Diploma (1) eBird (1) edital (1) Encontros (1) Espécie (1) EUA (2) Eventos (5) FAPESP (1) Fast Science (1) game (1) GBIF (2) Gilda Pimentel (1) Google Play (1) GRID (3) IASC (8) IAU (1) IBICT (1) iNaturalist (2) iNaturalsit (1) Instituto Mamirauá (1) Jerbialdo (12) julho (2) junho (2) Lepidopterologia (1) live (1) maio (4) Mamirauá (1) Mapa (1) Março (3) MCTI (3) Mês da Ciência Cidadã (4) NASA (2) Novo Coronavírus (1) ODLK1 (1) OpenPandemics-COVID-19 (1) Openzika (1) PESC (1) pesquisa (1) Pesquisa Fapesp (1) Plataforma (3) projeto (1) publicação (1) Raios Cósmicos (1) Rankings (1) RBCC (2) Reef Check Brasil (1) Revista (1) SAVE Brasil (1) scistarter (4) selo (1) Sistema Urubu (1) SP (1) stall catchers (3) suíça (1) tutorial (português) (2) UFABC (1) UFRJ (1) Universe@Home (2) Universidade (1) USP (1) Usuário (1) vídeos (1) WCG (1) Wildlife Conservation Society (1) workshop (2) World Community Grid (2) zurique (1)